Pular para o conteúdo

O CÉREBRO NINJA: Conexão Brasil-Portugal

A Europa é um continente fascinante. História, clima, geografia e línguas diferentes são experiências imperdíveis. Mas, dentre todos os países, Portugal é o mais especial para nós, nascidos no Brasil. Esse país fez parte do nosso passado, faz parte do nosso presente e representa um parceiro futuro muito promissor.

A língua portuguesa praticada na América do Sul e na Europa diferem um pouco, isto é um fato, porém a comunicação entre o brasileiro e o português não precisa de intérpretes. Algumas palavras têm significados diferentes, mas facilmente são compreendidas e incorporadas depois dos primeiros contatos. Por exemplo, o povo português, assim como o povo brasileiro, adora café. Você então pode entrar tranquilamente em um bar ou padaria e pedir uma bica. Acredite, você não receberá um chute, na verdade será servido a você uma deliciosa xícara de café expresso. Mas este é apenas um dos inúmeros exemplos que você irá se deparar.

O cidadão português é cordial e recebe muito bem os brasileiros. A culinária é deliciosa com diversas receitas de bacalhau e também muitos outros pratos. Os vinhos são incríveis. Os roteiros são ricos de marcos históricos que nos fazem relembrar com detalhes das aulas que assistíamos na escola. Assim, a memória de longo-prazo, que retém as informações das datas, dos fatos e das experiências estudadas, localizada nos lobos temporais do cérebro, é constantemente provocada, toda as vezes que você sair para passear.

Mas isso não é tudo. Portugal vem apresentando nos últimos anos um desenvolvimento sensível do turismo. Sim, é possível notar que tudo está melhor que anteriormente. E sem sombra de dúvida, representa uma ótima opção para se conhecer a Europa, relaxar nas férias e fazer conexões interpessoais úteis para trabalhos e parcerias.

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades da Clínica Dr. Fernando Gomes