Pular para o conteúdo

Hérnia de disco: musculação pode ser aliada ou causadora do problema

POR RODOLFO CASIMIRO, NEUROCIRURGIÃO DA EQUIPE DR FERNANDO GOMES

Atualmente, estima-se que 5,4 milhões de brasileiros sofram de hérnia de disco, condição que causa muitas dores nas costas, que podem irradiar para os membros, comprometendo a qualidade de vida e até o trabalho dessas pessoas. Mas, você sabe o que é isso?
Primeiro precisamos entender o que é o famoso disco. Nossa coluna é formada por vértebras e, entre elas, temos discos cartilaginosos que têm a função de amortecer o impacto entre as vértebras e garantir a mobilidade.
Quando há degeneração desse disco, seja um desgaste ou extravasamento, temos a hérnia de disco, que atinge raízes nervosas e causa dor que irradia para os membros.
A hérnia de disco tem influência genética e pode piorar com a idade e o sobrepeso, mas também por conta da prática de atividade física inapropriada, com muito impacto nas vértebras.
A musculação, se feita sob orientação profissional e regularmente, é fator preventivo da hérnia de disco, uma vez que fortalece a musculatura ao redor da coluna, prevenindo que os impactos sobrecarreguem os discos e gerem o desgaste.
Para quem já está com o problema, o indicado é realizar tratamento medicamentoso e fisioterapia pelo prazo de quatro semanas para ver como a condição evolui. 90% dos casos melhoram com essas medidas e, só então, a musculação entra gradativamente como coadjuvante do tratamento, sob orientação do profissional de educação física e com o acompanhamento do médico que assiste o paciente.
Caso não tenha melhora, o indicado é a cirurgia endoscópica ou microscópica para retirar a hérnia e aliviar a dor. O pós-operatório é tranquilo e o paciente pode receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte, ficando 20 a 30 dias afastado das atividades laborais para poder ter plena recuperação.

Convênios atendidos

omint
one-health
care-plus

Siga o nosso
Instagram

Ouça Dr. Fernando Gomes no Spotify

    Newsletter

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades da Clínica Dr. Fernando Gomes