...

CHECK-UP DO CÉREBRO PÓS COVID-19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você foi diagnosticado com a COVID-19 e após a sua recuperação tem percebido dificuldade para se concentrar? Ou tem notado dificuldade para realizar tarefas que executava habitualmente? Tem apresentado esquecimentos com mais frequência? Tem se sentido ansioso ou triste com frequência? Tem sentido dores de cabeça?

 

Caso tenha se identificado com alguma dessas situações ou tenha notado que o seu funcionamento está diferente após a sua recuperação, independente da gravidade dos sintomas que apresentou durante a infecção pela COVID-19, esse check-up será importante para você.

 

Estudos científicos evidenciam a presença de alterações neurológicas e cognitivas após a infecção pela COVID-19. Isso pode ocorrer porque os problemas respiratórios e a presença de coágulos em pequenos vasos, sintomas relacionados à doença, levam a diminuição da oxigenação do cérebro e alterações do fluxo normal do sangue que é direcionado ao sistema nervoso central.  

 

Contudo, os estudos também observam que mesmo pessoas sem problemas respiratórios ou circulatórios importantes mostram alterações cognitivas, levantando a hipótese do impacto do vírus nos neurônios.

 

É importante ressaltar que além dos aspectos neurológicos, a presença de sintomas afetivo-emocionais, como ansiedade e depressão, muito comuns em pessoas que passaram pela COVID-19, também podem impactar no funcionamento cerebral.

 

No nosso Check-up do cérebro pós COVID-19, realizamos um mapeamento personalizado, com exames específicos e uma análise interdisciplinar, visando identificar a presença de alterações neurológicas, cognitivas e/ou emocionais, para direcionar o seu tratamento, se necessário. 

 

ETAPAS:

 

Para realizar esse check-up o paciente precisará comparecer ao consultório 3 dias. No primeiro dia realizaremos a Consulta Inicial, no segundo as Avaliações e no terceiro a Devolutiva. Abaixo apresentaremos as etapas do nosso Check-up:

 

  1. Etapa: Consulta com o Dr. Fernando Gomes, para avaliação dos sintomas e solicitação dos exames necessários. 
  2. Etapa: Avaliação Cognitiva com a Me. Camila Santos Cechi, para investigação das funções atencionais, executivas, de aprendizagem e memória, sintomas de ansiedade e depressão + Monitorização não invasiva da Pressão Intracraniana e da Complacência Cerebral.
  3. Etapa: Retorno com o Dr. Fernando Gomes para o parecer, orientações e entrega do laudo do Check-up. 

 

Para agendar o seu Check-up entre em contato com a nossa equipe.

 

PROGRAMA DE REABILITAÇÃO COGNITIVA PÓS COVID-19:

 

A identificação precoce de déficits cognitivos será importante para o processo de reabilitação, aumentando a chance de melhora das funções que se tornaram deficitárias. Isso é possível em função da neuroplasticidade, com a estimulação personalizada os neurônios poderão ser recrutados a formar novas conexões para corresponder as novas demandas. 

 

Com base na avaliação cognitiva, iremos preparar um programa de estimulação cerebral específico para as dificuldades individuais. Esse programa será composto por 12 sessões presenciais, realizadas semanalmente on-line ou presencial, associado a treinos cognitivos diários realizados on-line em plataforma especializada. 

 

Após o término das 12 sessões será realizada uma nova avaliação cognitiva e o paciente e a equipe avaliarão os próximos passos.