Entre em contato: São Paulo 11 3825 2444 . Outras localidades: 0800 580 0830

Inteligência – Superdotação – Altas Habilidades

Inteligência – Superdotação – Altas Habilidades

Postado em 25 de agosto de 2017

Quando uma criança é muito inteligente, ela vai bem na escola. Verdade?

Não, essa informação não é 100% verdadeira. Hoje já se sabe que nem sempre é assim. Às vezes, indivíduos com inteligência muito acima da média enfrentam problemas de adequação social e pedagógica, o que prejudica o desempenho intelectual.

Por isso, o reconhecimento precoce desta situação é tão importante.

Eu acredito que ter inteligência acima da média é excelente, mas para que o talento desta pessoa possa ser desenvolvido de forma saudável, é importante empenho por parte da família, da escola e da sociedade.

O conceito básico que apenas as notas no boletim são capazes de aferir o potencial de um aluno precisa ser constantemente questionado. E eu tenho certeza que os pedagogos, que são experts no processo de aprendizagem, adoram essa discussão.

Os dez tipos de inteligência existem em graus diferentes em cada pessoa. Uma avaliação especializada pode demonstrar isso. Mas, o que de fato impacta no sucesso e na felicidade é a utilização da inteligência para resolver os desafios e problemas da vida real.

No programa Encontro com Fátima Bernardes, dia 15 de agosto de 2017, conhecemos o jovem e talentoso Hector. Tive a oportunidade de conversar com ele e sua mãe nos bastidores e pude extrair algumas neurodicas importantes para quem vive situação semelhante. Convido você a assistir essa conversa.

Dr. Fernando no Instagram

    © 2017 - Dr. Fernando Gomes Pinto - Clínica de Neurocirurgia