Entre em contato: São Paulo 11 3825 2444 . Outras localidades: 0800 580 0830

Inteligência Emocional – Globo REP – Sob Pressão

Inteligência Emocional – Globo REP – Sob Pressão

Postado em 3 de agosto de 2017

Minha definição para inteligência é muito simples e direta:

Inteligência é a capacidade de resolver problemas!

Howard Gardner publicou em 1975 “The Shaterred Mind” e estabeleceu o conceito das inteligências múltiplas.
Vinte anos depois, Daniel Goleman adicionou um tipo de inteligência a mais às outras já estabelecidas. Ele lançou o conceito de inteligêncial emocional no livro “Emotional Intelligence” e mostrou que se um alto QI (quociente de inteligência) é capaz de garantir um bom emprego, ter um bom QE (quociente emocional) é o que faz a diferença na vida real.

É a inteligência emocional que pode gerar ótimas promoções no trabalho, bons relacionamentos e resiliência para suportar as adversidades provocadas pelo acaso e pelas circunstâncias da vida. Ela é a capacidade de entender como o outro se sente, como você mesmo funciona, como gerenciar as frustrações e os seus próprios desejos, sem perder o “fio da meada”.

Na semana passada estive em Gramado no Rio Grande do Sul. É uma cidade linda, com pessoas muito simpáticas, sorridentes e animadas. Participei do I Ciclo de Palestras sobre os Desafios da Educação para pais e educadores. Percebi durante minha palestra “Neuropedagogia das Emoções – como melhorar a aprendizagem” que eu estava em contato com um público muito interessado e disposto a aprender, ensinar e transformar o nosso país através da educação emocional.

Lidar com as emoções é fundamental em qualquer profissão, em qualquer aspecto da vida. Como vocês sabem, recentemente a série #SobPressão, que retrata o lado desafiador da medicina nos hospitais públicos de emergência do Brasil, começou a ser exibida na televisão. Gravei para o #REP da Globo onde dei meu testemunho pessoal sobre situações no início da minha carreira médica e de como a minha inteligência emocional foi desenvolvida na prática.

Tenho certeza que você também tem seus problemas e desafios. Por isso quero que você lembre deste texto, porque para resolver problemas de uma forma eficiente é preciso inteligência emocional.

Dr. Fernando no Instagram

    © - Dr. Fernando Gomes Pinto - Clínica de Neurocirurgia