BR | EN

Entre em contato: São Paulo 11 3825 2444 . Outras localidades: 0800 580 0830

Tratamentos

Hidrocefalia de Pressão Normal

A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é um tipo de demência reversível, que acomete pessoas a partir dos 60 anos de idade e pode facilmente ser confundida com Alzheimer ou Parkinson.
Atualmente estima-se que mais de 60.000 brasileiros tenham HPN, porém a maioria não conhece o diagnóstico.

A HPN é caracterizada por três alterações perceptíveis:

• alteração da marcha
• incontinência urinária
• comprometimento da memória ou do comportamento

A hidrocefalia pode ser tratada e os melhores resultados clínicos, com recuperação da saúde e da qualidade de vida, são obtidos quando a hidrocefalia é diagnosticada e tratada rapidamente.

Exames de imagem, como a tomografia de crânio e a ressonância magnética de encéfalo confirmam o diagnóstico desta doença.

O tap test, o teste da infusão e a drenagem lombar externa por 72h são exames preditivos do sucesso terapêutico.

Comprovada a hidrocefalia e sendo o quadro clínico compatível, o paciente deve ser submetido à neurocirurgia para promover recuperação de suas habilidades mentais e motoras, além do controle da bexiga e do intestino.

 

As opções de neurocirurgia atuais para o tratamento da hidrocefalia são duas:

• DVP (derivação ventriculoperitoneal) – consiste num implante de válvula, da qual drena o excesso do líquido intracerebral, controla a pressão intracraniana e as dimensões dos ventrículos cerebrais.

• TVE (terceiro ventriculostomia endoscópica) – é um procedimento minimamente invasivo que consiste na perfuração do assoalho do terceiro ventrículo promovendo a melhora do trânsito liquórico intracraniano.

Dr. Fernando no Instagram

    © - Dr. Fernando Gomes Pinto - Clínica de Neurocirurgia Agência ILI criação de sites