Entre em contato: São Paulo 11 3825 2444 . Outras localidades: 0800 580 0830

Especialidades

Neurologia

A neurologia é uma especialidade médica que faz uso de consultas para diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas, assim como distúrbios da memória. Os distúrbios cognitivos são definidos como doenças que alteram as funções cerebrais corticais dentre elas: memória, atenção, percepção, raciocínio, interpretação, pensamento e linguagem.

As alterações cognitivas podem estar presentes em várias doenças, principalmente as neurodegenerativas como:
• Doença de Alzheimer
• Doença de Parkinson
• Demência Fronto Temporal
• Demência Vascular

Qualquer queixa de alteração de memória deve ser valorizada, investigada e tratada por médico especializado.

Dra. Melissa Castello Branco e Silva Helbel
Neurologista – CRM 142.500

Hipertensão Intracraniana Idiopática

A hipertensão intracraniana idiopática, também conhecida como hipertensão intracraniana benigna ou pseudotumor cerebral, é um distúrbio hidrodinâmico mais comum em mulheres obesas em idade fértil. Trata-se de uma doença neurológica com incidência de 1 em 100mil indivíduos.

Os sintomas podem ser: dor de cabeça constante, náusea, vômito, tontura, zumbido e alterações visuais (visão dupla, embaçamento visual, perda parcial da visão). Se não tratado, pode acarretar cegueira permanente.

O diagnóstico pode ser confirmado com os seguintes exames: tomografia de crânio, ressonância magnética de encéfalo, punção lombar do liquido cefalorraquidiano com medida da pressão, exame de fundo de olho e campimetria visual.

O tratamento é feito através da redução do peso corporal, de medicamentos para reduzir a produção do liquido cefalorraquidiano e neurocirurgia para aliviar a pressão intracraniana (derivação ventriculoperitoneal, derivação lomboperitoneal, craniectomia descompressiva bitemporal) ou descompressão da bainha do nervo óptico.

Dr. Fernando no Instagram

    © - Dr. Fernando Gomes Pinto - Clínica de Neurocirurgia