BR | EN

Entre em contato: São Paulo 11 3825 2444 . Outras localidades: 0800 580 0830

Tratamentos

Cranioestenose

O crânio tem a função de proteger o cérebro, mas também tem importante valor estético-funcional. Simetria da caixa craniana é sinal de saúde e de beleza.

A assimetria craniana causada por vícios de postura ou torcicolo congênito é denominada plagiocefalia posicional. O tratamento para estes casos é feito com reposicionamento do bebê (tummy time), fisioterapia e órtese craniana (capacete).

O fechamento precoce de uma ou mais suturas cranianas caracterizam a cranioestenose, que pode ser simples ou sindrômica (por exemplos: síndrome de Apert, síndrome de Crouzon, síndrome de Pfeiffer). A correção cirúrgica precoce melhora o desenvolvimento craniofacial, melhora o funcionamento do cérebro, da respiração, da deglutição e da visão.

De acordo com a sutura que fechou precocemente, a cabeça assume um formato típico. Veja nas figuras abaixo:

Os tipos mais comuns de cranioestenose simples são: escafocefalia, trigonocefalia e plagiocefalia anterior.

Até o 6° mês de vida o procedimento neurocirúrgico pode ser realizado, e em casos específicos, com técnica neuroendoscópica minimamente invasiva associada ao uso de órtese craniana.

A partir do 6° mês é indicada a neurocirurgia clássica aberta para tratamento da cranioestenose – correção com remoção cirúrgica da sutura fechada precocemente (suturectomia), remodelamento ósseo e plástica craniana com placas absorvíveis.

Dr. Fernando no Instagram

    © - Dr. Fernando Gomes Pinto - Clínica de Neurocirurgia Agência ILI criação de sites