Cranioestenose

Entenda melhor sobre o assunto

São Paulo: 11 3825-2444

Demais regiões: 0800 580 0830

Marque uma consulta:

A Cranioestenose


As "moleiras" e suturas são fendas que o bebê tem entre os ossos da caixa craniana. Essas fendas auxiliam na passagem da cabeça do bebê na hora do nascimento pelo canal do parto e também quando a criança está em desenvolvimento, permitindo o crescimento adequado do cérebro.


O fechamento precoce de uma ou mais suturas cranianas caracteriza a cranioestenose, que pode ser simples ou sindrômica (por exemplos: síndrome de Apert, síndrome de Crouzon, síndrome de Pfeiffer).


A correção cirúrgica da cranioestenose melhora o desenvolvimento craniofacial, melhora o funcionamento do cérebro, da respiração, da deglutição e da visão.


Entenda melhor sobre o assunto:

Fala Doc.

Vídeo 1: Cranioestenose

Fala Doc.

Vídeo 2: Cranioestenose

Fala Doc.

Vídeo 3: Cranioestenose

Cranioestenose: Diferenças

De acordo com a sutura que fechou precocemente, a cabeça assume um formato típico. Entenda melhor nas figuras abaixo:

Os tipos mais comuns de cranioestenose simples são: escafocefalia, trigonocefalia e plagiocefalia anterior.

Até o 6° mês de vida o procedimento neurocirúrgico pode ser realizado, e em casos específicos, com técnica neuro endoscópica minimamente invasiva associada ao uso de órtese craniana.

A partir do 6° mês é indicada a neurocirurgia clássica aberta para tratamento da cranioestenose – correção com remoção cirúrgica da sutura fechada precocemente (suturectomia), remodelamento ósseo e plástica craniana com placas absorvíveis.

Estou com dúvidas!
E agora, como proceder?

Nossa, meu bebê tem um lado da cabeça diferente do outro.
O que eu faço? Não se desespere!

Nem todas as assimetrias no crânio das crianças são cranioestenose, alguns dos casos ocorrem simplesmente pelo fato do bebê se manter durante muito tempo na mesma posição causando a deformidade do crânio. Ou seja, não há a união precoce dos ossinhos do crânio.

Mas, se você notou que o crânio do seu bebê está ficando com o formato diferente, ele precisa de uma avaliação especializada. Se você não conhece nenhum especialista na área, mande suas perguntas para mim que eu vou ter o maior prazer em atender você e seu bebê!

Marque sua consulta:


São Paulo: 11 3825-2444

Demais regiões: 0800 580 0830

Grande abraço!

Dr. Fernando Gomes Pinto